Olosa é a deusa da Lagoa de Lagos
Olosa supre seus devotos com peixes, e há vários templos dedicados a ela ao longo das margens da lagoa, onde oferendas de aves e ovelhas são feitas a ela para torná-la propícia. Quando a lagoa está cheia pelas chuvas e transborda dos seus bancos, ela está com raiva, e se a inundação for séria, uma vítima humana é oferecido a ela, para induzi-la a retornar dentro de seus próprios limites.
É assim irmão, Olókun e Olósà, de fato foram seres humanos, e ambas foram casadas com Odùdúwà, porém nenhuma delas da tranze em seus devotos devido ao fato de que ambas estão ligadas a representações muito poderozas, ou seja, Olókun é o MAR (OCEANOS), OLÓSÀ É A PRÓPRIA LAGOA, LAGOS, E MARES, TIPO MAR MORTO, MAR VERMELHO, MARES CERCADOS DE TERRA, DISTANTE DO OCEANO.
Existem duas energias chamadas Olókun, uma foi a esposa de Odùdúwà, Olókun Seniade, outro foi Olókun, que entregou riquezas à Ifá, esse Olókun seria masculino, e apenas teria o mesmo oruko, nome de Olókun. Quando saudamos Olókun ou Olósà, estamos saudando não só as mulheres de Odùdúwà, mas também a energia, a força dos mares, lagos e Oceanos, quando nós queremos invocar apenas a energia, a força das mulheres de Odùdúwà, saudamos Olókun seniade, e Osaara que seria Olósà.
Bem, irmão, para mim Olókun não é mãe de Olósà não, Olósà e Olókun sempre foram amigas, apesar de terem grande rivalidade, mas ambas são cultuadas juntas, em Abeokuta, um iniciado em Olókun é iniciado logo após em Olósà e vice e versa, mas justamente para uma não disputar aquele devoto com a outra, e sim estarem unidas para abençoar aquele devoto, dando à ele muitas riquezas!
Olókun teve muitos filhos, Okanbi* (*que foi o primeiro filho de Odùdúwà, criado por OLÓKUN E OLÓSÀ OU OSAARA), Iyemoja, que mesmo sendo filha de Olókun, só se tornou òrìsà por ter gerado Òsun, esse itàn está no Odù OSE (Oxé) ou OSE orogbe, que representa a própria Òsun, e Olókun teve muitos outros, mas Ajé a deusa das riquezas é outra que ganha grande destaque, e é funfun também.
Crocodilos são considerados os mensageiros de Olosa, e não pode ser molestados. Eles são incubidos de carregar as oferendas à deusa das ofertas depositadas pelos fiéis nas margens da lagoa ou jogadas no junco da lagoa. Alguns crocodilos, selecionados pelos sacerdotes por causa de determinadas marcas feitas por eles, são tratados com grande veneração, e têm galpões rudes, cobertos com folhas de palmeira, erigida para seu alojamento perto da borda da água. O alimento é fornecido regularmente a estes répteis a cada cinco dias, ou durante os festivais, e muitos deles tornaram-se suficientemente dóceis ao se aproximar das oferendas, assim que ver ou ouvir os adoradores próximo ao banco de areia da lagoa.
Olosá na mitologia yorubá é a dinvidade das lagoas e é cultuada no Brasil na lagoa do Abaeté,na bahia, juntamente com Iyemonjá que também é um orixá das lagoas. Como Olokun se tornou a rainha das águas,
Conta a lenda que Olokun,senhora das águas, consultou Ifá em uma época em que as águas não eram bastante para que alguém nelas lavasse o rosto.Se alguém recolhesse água em seu leito recolheria também areia porque ela estava pobre de água. Olosá, a senhora das lagoas, também consulta Ifá em uma época em que suas águas não eram o bastante para que alguém nela quisesse lavar os pés, sujar-se-ia de lama e areia, pois havia na lagoa muita pouco água. Olokun e Olossá foram ambas até aos pés de Orummilá rogar-lhe para examinar os seus problemas, e ambas queriam tornar-se as maiores do mundo!! Orummila respondeu que se elas pudessem fazer as oferendas que ele escolheu para elas,suas vidas seriam um sucesso! Ele disse que Olokun deveria oferecer 200 cobertas pretas, 200 cobertas brancas, 1 carneiro e 26.ooo búzius da costa, depois ele recomendou a Olosá que fizesse o mesmo.Olokun fez as oferendas, ela empregou tudo que possuía,e até chegou a empregar-se como serva para completar as oferendas. Olossá também fez as oferendas com tudo que possuía, porém suas oferendas não foram completas porque ela não encontrou aonde trabalhar .Oxum , a senhora dos rios, elegante senhora do pente coral, consultou a Ifá no dia que iria conduzir todos os rios, pois os rios não sabiam em que direção seguir, não sabiam se iam para frente ou para atras, e haviam pedido conselhos a Oxum. Ifá respondeu: tú oxum vai a um certo lugar e neste lugar será muito bem recebida e os outros rios te seguirão.Nenhum outro rio poderá proceder-te em nenhum lugar onde estiveres presente....Oxum reuniu todos os rios e os rios a seguiram todos juntos.Quando chegaram a beira da lagoa [Olossá] eles cobriram completamente a lagoa e quando chegaram no mar [Olokun] encontraram-se com as águas salgadas e as cobriram,. Foi colocada a questão: quem seria a rainha do mar?? já que os rios junto com as lagoas misturaram-se com o mar? eles discutiam aqui e acolá essa questão, então Olokun disse: não importa, pois o território em que voces se encontram é meu!!! os ânimos ficaram forte e então Olodumarê se manifestou: A QUE POSSUI TERRITÓRIO É A RAINHA! com isso Olokun foi por direito a rainha. Olosá disse aos rios que se retirasem de suas terras e de suas águas, mas os rios não encontraram saída por onde passar, e permaneceram na lagoa .Assim sendo, Olossá foi eleita a segunda pessoa depois de Olokun junto com O xum. A cada ano todos os rios vem adora-la, pois foi assim que Olokun e Olosá se tornaram populares na terra e famosa como Oxum nos mundos dos deuses.
Bem, primeiramente devo criticar e informar que texto está dificílimo de ser lido.
ResponderExcluirOlossá é lembrada através de um longo mito, no qual é narrado sua participação e conivência junto a Olukum, quando este enfurecido resolve sucumbir toda a Terra com suas águas, exterminando assim todos os seres que nela habitam. O mito narra que as águas de Olokum eram insuficientes para seu intento, mas Olossá lhe ofereceu suas águas para que ele o concretiza-se. O mito ainda nos informa que Olossá, era uma das esposas preferidas de Olokum.
Sendo assim, tanto Olokum como Olossá, são Divindades perigosas, que devem ser reverenciadas e cultuadas com extrema cautela. Essa relutância fica evidente através do crocodilo, principal animal simbólico consagrado a Olossá. Sendo que Olokum, mesmo sendo aprisionado nas profundezas dos oceanos por Obatalá, se apraz em se alimentar de seres humanos. Todos os seres humanos que se afogam no mar, são considerados vítimas de Olokum.
Mesmo aqueles que fazem oferendas a Olokum, obrigatoriamente em alto mar, correm grande perigo.
Esses podem ser os motivos, pelo qual essas Divindades foram ignoradas da diáspora brasileira, apesar de que, segundo o pesquisador José Beniste, haver registros na história do candomblé brasileiro de uma única iniciação para Olokum no passado.
No Brasil Olossá foi fortemente sincretizada com Iemanjá, havendo ainda indícios de sincretizações com Obá e Nanã.
No Brasil, Olokum é tradicionalmente concebido como uma Divindade masculina, sendo lembrado como o pai mítico de Iemanjá. A qual, assim como em Cuba, é sua filha predileta, exercendo a função de sua mediadora, mensageira e representante.
Apesar do culto a Olokum em Cuba ser muito forte, a muitos anos não se faz iniciações para esse orixá, tal qual ocorria no passado.
Olokum também pode ser encontrado no Vodu haitiano, sob a forma de Agwé, provavelmente a verdadeira origem masculina de Olokum.
então olossa é considerada ruim? e por que o crocodilo é seu mensageiro?
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